Um projeto energia solar fotovoltaica residencial é a opção ideal para quem deseja economizar na conta de luz. Entenda como funciona, como calcular e mais!
O projeto de energia solar fotovoltaica residencial está mais acessível aos consumidores. Além de condições vantajosas para pagar, alguns bancos financiam o projeto de energia solar fotovoltaica residencial em até 72 parcelas.
Com estas facilidades, a energia solar residencial é uma alternativa para quem deseja economizar até 95% na conta de luz elétrica e, ao mesmo tempo, contribuir com a conservação ambiental.
De modo geral, o funcionamento do sistema de energia solar é bem simples. Os painéis solares ou painéis fotovoltaicos, instalados sobre o telhado, captam a luz do Sol. Os filamentos condutores levam a corrente contínua de energia até o inversor solar. Este aparelho tem a função de transformar a corrente contínua em corrente alternada de energia, a qual poderá ser usada nas instalações elétricas do imóvel. A eficácia do sistema fotovoltaico, claro, depende da qualidade do projeto de energia solar, equipamentos e materiais usados e da qualificação da empresa de energia solar.
Para determinar qual sistema fotovoltaico atenderá, com eficácia, às necessidades do imóvel, a empresa de energia solar precisa saber qual o consumo médio anual de energia elétrica.
O cálculo é feito com base na quantidade de kWh, indicada no campo “demonstrativo de consumo” da conta de luz. Com esta informação, associada a outros dados (localização geográfica do terreno, condições climáticas da região, tipo de telhado), a empresa terá condições para apresentar o projeto de energia solar fotovoltaica residencial ideal.
É possível ter uma ideia do investimento necessário utilizando o simulador de energia solar. Contudo, para obter um preço real, bem como saber as condições de pagamento, garantia e manutenção, é recomendável solicitar o orçamento à empresa de energia solar.
Embora o Brasil seja um país propício ao uso desta fonte de energia limpa e renovável, muita gente ainda tem dúvidas se a energia solar residencial vale a pena. A resposta é: sim, compensa investir em um sistema fotovoltaico porque o valor da conta de luz mensal poderá ser reduzido em até 95%.
A energia solar residencial tem uma vida útil de aproximadamente 25 anos. Multiplicando o valor economizado ao ano pela vida útil do sistema, é fácil perceber que o retorno do investimento ocorrerá em pouco tempo e ainda sobrará dinheiro para a manutenção e, no futuro, para a renovação do sistema.
Quer saber quanto é necessário investir em um projeto de energia solar fotovoltaica residencial? Solicite um orçamento à HMC Energia Solar no botão abaixo.
© 2019 HMC Energia. Todos os direitos reservados