Que o painel solar fotovoltaico gera energia elétrica a partir da luz solar, que é um forte aliado na sustentabilidade do meio ambiente e que possui argumentos precisos de economia financeira nós já sabemos.
Mas em algum momento, você se questionou como é realizada a construção de um painel solar? Quais as peças que o compõe?
Pois bem, baseada nessa curiosidade a HMC Energia Solar pontua abaixo as peças utilizadas na produção de um painel solar fotovoltaico.
Continue com a gente e confira!
O painel solar é composto por um conjunto de células fotovoltaicas ligadas em série entre si.
Mas além dessas células, ainda são utilizadas outras peças. São elas:
Como o próprio nome explicita a moldura, assim como uma moldura de quadro, tem a finalidade de emoldurar todo o conjunto de peças que compõem o painel solar fotovoltaico.
O vidro especial, colocado abaixo da moldura, é produzido de forma temperada para suportar o impacto de chuvas de granizo.
Além disso, o vidro especial possui baixo teor de ferro e é revestido com substância anti reflexo para refletir menos que os vidros comuns e possibilitar a maior absorção de luz solar.
Trata-se de um filme plástico transparente aplicado sobre as células fotovoltaicas, e ao contato com a luz solar torna-se uma resina protegendo a placa.
O componente básico de uma célula fotovoltaica é o silício puro (Si) encontrado facilmente na natureza, mais precisamente na areia.
É necessário o processo de purificação da areia para extrair o silício, e assim fundi-lo até se tornar uma peça para ser cortada em discos extremamente finos e delicados. Estes discos são denominados wafer de silício, o qual será responsável por transformar a energia solar em energia elétrica.
Cada célula fotovoltaica é unida uma da outra por meio de uma fita condutora, aplicada de cima para baixo, criando um circuito.
Para que ocorra uma maior absorção da luz solar pela célula fotovoltaica é condensado titânio em vapor sobre a mesma.
O painel solar fotovoltaico recebe mais uma camada de filme plástico transparente na parte de trás das células fotovoltaicas para proteger contra o envelhecimento causado pelos raios solares.
Semelhante a um filme plástico branco, o fundo protege os componentes internos do painel localizados na parte de trás do sistema.
Última peça instalada atrás do painel, possui dois condutores dentro de uma caixa preta — caixa de junção — com a finalidade de promover segurança e desempenho de todo o sistema.
A caixa de junção é afixada por meio de um adesivo especial e também possui a função de sustentar a durabilidade do equipamento.
O painel solar fotovoltaico pode ter a durabilidade de muitos anos, e você ter mais previsão econômica sobre sua conta de energia elétrica de forma sustentável para o meio ambiente.
Faça seu orçamento agora para evitar dores de cabeça na hora de pagar a conta de luz!
© 2019 HMC Energia. Todos os direitos reservados