Existe risco de apagão e racionamento de energia elétrica no Brasil? Sim e, inclusive, o governo federal já emitiu alerta sobre as consequências da crise hídrica que o país atravessa mais uma vez. Em junho, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que os reservatórios de água das regiões Centro-Oeste e Sudeste atingiram o nível mais baixo das últimas duas décadas. Ambas as regiões são responsáveis pela produção de aproximadamente 70% da energia elétrica do Brasil.
E, quando há escassez de água, a conta de luz também fica mais cara para todos os consumidores. Para suprir o déficit e minimizar os efeitos da crise hídrica no sistema elétrico, o país passa a usar termelétricas, usinas mais poluentes, que produzem energia elétrica a partir da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, o carvão mineral.
Tendo em vista este cenário, as empresas precisam estar preparadas para o futuro. Uma medida tecnológica sustentável é o uso de outras fontes renováveis para a geração de energia elétrica, reduzindo a dependência hídrica.
Neste contexto, a energia solar é uma solução para a crise hídrica. Ela pode ser usada por indústrias, comércios, serviços, condomínios, residências e propriedades rurais. A utilização da energia solar contribui para a segurança energética, beneficia as atividades econômicas e o meio ambiente.
No Congresso Nacional, inclusive, tramita um substitutivo ao Projeto de Lei n° 5829/2019, cujo objetivo é instituir, no Brasil, o marco legal da energia solar fotovoltaica.
Ao investir no sistema fotovoltaico de energia solar, a empresa deixa de depender exclusivamente da concessionária de energia elétrica para manter o funcionamento da linha de produção e os serviços, principalmente, quando o país atravessa uma crise hídrica. O sistema de energia elétrica é eficaz, sustentável e econômico.
A redução dos gastos com a conta de luz é uma das vantagens da energia solar para empresas. Com o sistema de energia solar, a empresa consegue diminuir a despesa mensal com luz elétrica em até 95%. Considerando que a conta de luz elétrica é uma das despesas mais caras para as empresas, a energia solar compensa. Além disso, ao contar com o sistema de energia solar, o empreendedor terá menos preocupações para gerenciar os negócios diante do risco de apagão e racionamento de energia elétrica.
A longevidade das placas solares e a economia na conta de energia elétrica garantem o retorno do investimento. Os módulos fotovoltaicos duram, no mínimo, 25 anos. Basta confrontar o custo estimado da conta de luz, durante a vida útil do sistema, e o valor que pode ser economizado com o uso do sistema fotovoltaico, para entender o impacto positivo da energia solar para os negócios.
Por ser um país tropical, o Brasil tem condições favoráveis ao uso da energia solar. Hoje, esta fonte renovável corresponde a 1% da matriz energética brasileira, contudo, a tendência é de expansão, à medida que as empresas, para evitar as consequências da crise hídrica, entendem que é viável a energia solar e as diversas vantagens da energia solar para as empresas.
Fale com um especialista em energia solar para solicitar a simulação do projeto fotovoltaico para a sua empresa. Não espere a crise hídrica colocar os seus negócios em risco. A HMC Energia Solar é especializada em sistema fotovoltaico para residências, imóveis comerciais e industriais.
© 2019 HMC Energia. Todos os direitos reservados