Quando consumidores iniciam buscas por informações sobre os painéis solares fotovoltaicos, uma das dúvidas mais recorrentes está relacionada a kW, kWh e kWp, unidades de medidas para mensurar a potência e energia dos equipamentos.
Esses termos assustam, e confundem, aqueles que não estão inseridos diretamente no setor solar. Eles são unidades de medidas e, com o entendimento sobre o que cada um representa, será mais fácil a compreensão sobre as especificações do sistema solar que se pretende adquirir.
Mas, antes, é importante saber o conceito de potência. Ela é uma grandeza que aponta a quantidade de energia que foi modificada por unidade de tempo, é a agilidade com que foi desenvolvido o trabalho.
A potência é representada por W/t (Watt dividido pelo tempo que o trabalho é realizado). E o Watt (W) é uma unidade muito usada, quando falamos de potência elétrica, mas também pode ser referida à potência mecânica.
No caso da potência elétrica, W equivale a um joule por segundo, ou seja, é a medida de potência para a realização de um trabalho. Isso caracteriza a quantidade de energia que foi convertida em joules, utilizada ou apenas dissipada em segundos.
No setor solar, o Watt é a unidade de energia dentro de um sistema que possui uma corrente de ampére sob um volt de voltagem.
Continue por aqui, e entenda mais sobre kW, kWh e kWp. Confira!
Kilowatt, ou quilowatt, é uma medida de potência usada para mensurar W (watt). Assim, 1kW corresponde a 1000 watts.
Nos painéis solares fotovoltaicos, o kW mede a potência do gerador. E quanto maior for o kW de um sistema fotovoltaico, maior será a eficácia de produção de energia em dias com grande incidência solar.
Com relação ao kWh, trata-se da medida de energia para mensurar a energia produzida ou consumida. Essa unidade de medida é utilizada para calcular a energia que um determinado aparelho consome, ou produz, dentro de um período de 1 hora.
Por exemplo, se um aparelho consome 400W por 3 horas seguidas, o total de consumo será de 1.200W de energia.
No kilowatt pico, o Wp (watt pico) é uma unidade de potência utilizada em sistemas de painéis solares fotovoltaicos.
Nos painéis fotovoltaicos, os módulos possuem uma potência nominal que pode variar de acordo com as circunstâncias a que foram sujeitos.
Essa potência nominal é a energia máxima que o sistema fotovoltaico produzirá a uma temperatura da célula de 25ºC, massa de ar 1.5, irradiação solar determinada de 1000W/m2—de acordo com as definições STC (Standard Test Conditions).
Isso fica mais claro, quando exemplificamos com as alterações de incidência solar durante o período de um dia: o kWp mede a potência do painel solar, sendo que ela será maior ao meio dia —quando há mais incidência de luz solar— que ao final do dia.
Na HMC Energia Solar, você encontra uma equipe qualificada para esclarecer todas as questões técnicas, e assessorar quanto às dúvidas que surgem no planejamento do projeto solar fotovoltaico.
Entre em contato, e tenha mais informações sobre os projetos de painéis fotovoltaicos sob medida.
Faça seu orçamento agora, e garanta atendimento diferenciado e qualidade no seu projeto. Evite dores de cabeça na hora de pagar a conta de luz!
© 2019 HMC Energia. Todos os direitos reservados