Entenda a diferença entre sistema solar fotovoltaico on grid e off grid

sistema solar on grid x off grid

Você quer instalar painéis solares fotovoltaicos em sua residência, ou empresa, para produzir a própria energia elétrica limpa e sustentável, mas ainda está na dúvida sobre o sistema on grid e o sistema off grid?

Os sistemas on grid e off grid possuem características distintas e valores de investimento diferentes. Continue, aqui, com a HMC Energia Solar. Nós vamos mostrar o que diferencia um sistema do outro. Confira!

Sistema fotovoltaico on grid, ou grid tie

É o tipo sistema conectado na rede pública, que possui aparelho inversor interativo com a função de converter a energia de corrente contínua em energia de corrente alternada.

Quando há um excedente de energia elétrica produzida pelos painéis fotovoltaicos, e não consumida, o sistema envia a energia para a rede distribuidora pública. Essa energia torna-se crédito energético que poderá ser usado pelo proprietário do sistema residencial em até 60 meses.

O sistema on grid tem a vantagem, e liberdade, de compensação ao usuário. Caso, em algum momento, o sistema fotovoltaico residencial necessite de energia elétrica, por falta de incidência solar, a concessionária transfere para o usuário a quantidade para supri-lo.

E é possível, também, o consumidor transferir créditos excedentes para uma outra propriedade, desde que a mesma esteja cadastrada com o mesmo CPF ou CNPJ.

Sistema fotovoltaico off grid

Esse tipo de sistema não é conectado na rede pública, como o sistema on grid. É um sistema autônomo que utiliza baterias estacionárias para armazenar a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos. Ou seja, o inversor interativo converte a energia de corrente contínua em energia de corrente alternada, e armazena em baterias próprias.

E, caso a residência necessite de um consumo acima da sua média, as baterias liberam a energia armazenada. Ressalta-se que, esse sistema, permite ao uso de energia somente de acordo com a capacidade de produção dos módulos solares. Esse sistema é mais usual em áreas rurais, ou remotas, uma vez que não precisa da rede pública.

O sistema on grid permite acumular créditos com a rede distribuidora, mas não possui um armazenamento independente em caso de falhas com rede pública de energia. 

Já o sistema off grid possui baterias para armazenamento, e o seu investimento é maior devido a tecnologia usada na elaboração das baterias.

Como vimos, as diferenças são significativas. E você, tem mais alguma dúvida sobre os sistemas on grid e off grid?

Gostaria de saber mais sobre os nossos projetos de painéis solares fotovoltaicos?

Faça seu orçamento agora para evitar dores de cabeça na hora de pagar a conta de luz!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp