INMETRO aprova inversor híbrido, mais segurança no Projeto de Energia Solar

inversor hibrido

No dia 30 de março de 2022, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicou —no Diário Oficial da União— a Portaria 140 na qual: “aprova o regulamento técnico da qualidade e os requisitos de avaliação da conformidade para equipamentos de geração, condicionamento e armazenamento de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos-consolidado.”

Tal portaria traz, entre as regulamentações, um marco importante para o setor de energia solar:  ela vem para regularizar e garantir a segurança técnica e de qualidade, na utilização de inversores híbridos no mercado fotovoltaico brasileiro.

Com a Portaria 140/2022, o mercado de energia solar se torna mais rigoroso, beneficiando consumidores e empresas que irão adquirir produtos fiscalizados por meio de regras extremamente exigentes— como quesitos de segurança, resistência entre outros— desenvolvidas e aprovadas por um órgão com tamanha importância, o INMETRO.

A tecnologia do inversor híbrido concede ao painel solar fotovoltaico a conexão simultânea à rede de distribuição e a um banco de baterias. Esse tipo de sistema difere dos painéis fotovoltaicos on grid que injetam energia na rede da concessionária— e dos painéis solares off grid, que apenas armazenam a energia em baterias.

Com os inversores híbridos, o sistema solar fotovoltaico é ligado —ao mesmo tempo— à rede da concessionária (realizando a inserção de energia na rede elétrica) e, também, conectado ao banco de baterias armazenando energia, e vice-versa.

Outro ponto da Portaria 140 foi a inclusão de baterias de lítio-íon, e de outros recursos como sódio cloreto de níquel, níquel metálico e baterias de fluxo.

A regulamentação dos inversores híbridos abre portas dentro do segmento de energia solar. O mercado deverá se preparar, e se capacitar, com mão de obra especializada para atender a demanda.

Com a aprovação da regulamentação, novas aplicabilidades e necessidades de conhecimentos surgem, como por exemplo em cargas prioritárias, refrigeração e dimensionamento de sistemas.

No último Fórum Regional de Geração Distribuída – Região Sudeste, realizado nos dias 8, 9 e 10 de março de 2022, especialistas já antecipavam a necessidade de capacitação e adequação do mercado sobre a regulamentação dos inversores híbridos:

“Isso vai ser uma alteração bem complexa, mas todos os fabricantes irão conseguir atender em seu devido tempo. Contudo quanto aos híbridos, os integradores deverão se preparar muito quanto a isso, principalmente quando você entra com a bateria você vai ter várias variáveis” — Rogério Pereira, engenheiro eletricista na PH Solar e membro da Comissão de Estudos de Sistemas Fotovoltaico ABNT/COBEI/CEI.

A certificação de qualidade e segurança do inversor híbrido, proporciona aos consumidores tranquilidade e transparência ao adquirir uma tecnologia com mais de uma fonte de energia, e que promete potencializar a economia e a sustentabilidade no sistema solar fotovoltaico.

Aqui na HMC Energia Solar você encontra equipe expert para atender o seu projeto de painel solar fotovoltaico.

 

Faça seu orçamento agora para evitar dores de cabeça na hora de pagar a conta de luz!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp