Entenda os 8 principais Mitos e Verdades sobre Energia solar e sane suas dúvidas de uma vez por todas!
Com preços e condições de pagamento mais acessíveis, o uso de energia solar, no Brasil, está aumentando. Utilizar a luz do sol para produzir energia elétrica proporciona economia de até 95% na conta de luz e contribui para a sustentabilidade ambiental. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto.
Mito. Ao pesquisar quanto custa um sistema de energia solar, os valores, à primeira vista, podem parecer muito caros. Contudo, é importante levar em consideração o custo/benefício. Ao longo do tempo, o retorno financeiro é garantido. Estudos comprovam que um sistema de energia solar pode durar mais de 20 anos. Além disso, com o uso de energia solar é possível reduzir o valor mensal da conta de luz em até 95%. Também não é necessário fazer a manutenção com frequência. Uma vez ao ano é suficiente.
Mito. O uso de energia solar não zera a conta de luz, mas pode diminuir o custo em até 95%. Como o sistema de energia solar fotovoltaica está conectado à rede, a concessionária de energia elétrica cobra uma taxa mínima pelo serviço, além de outros lançamentos, como impostos federais, estaduais e a taxa de iluminação pública.
Mito. Se, depois de instalar o sistema de energia solar, for necessário mudar para outro imóvel, é possível retirar as placas solares e instalá-las em outro local. Porém, esse trabalho deve ser feito por um técnico em energia solar para evitar danos aos painéis e demais equipamentos.
Mito. Para gerar energia, o sistema precisa da luz do sol e não de altas temperaturas. Por isso, mesmo nos dias mais frios, a radiação solar alimenta os painéis. Quando o tempo está muito nublado ou chuvoso, o nível de radiação solar é mais baixo, contudo, o imóvel não ficará sem luz porque existe energia armazenada na bateria do sistema fotovoltaico e o prédio também está conectado à rede da concessionária de energia elétrica.
Verdade . A economia é uma das vantagens da energia solar. Com esse sistema, a despesa mensal de energia elétrica pode diminuir em até 95%. Considerando que as placas solares duram mais de 20 anos, o dinheiro economizado com a conta de luz paga a aquisição do sistema de energia solar, ao longo do tempo, e ainda sobra para que você invista em outras frentes.
Verdade. A instalação do sistema fotovoltaico de energia solar é um investimento a longo prazo, mas é garantido. A conta de luz pode baixar em até 95% ao mês. Exemplo: Para uma pessoa que investiu R$15.000,00 com a aquisição do sistema de energia solar residencial e passou a economizar mensalmente R$200,00 com a conta de luz, o retorno financeiro poderá ocorrer em até 75 meses. Vale lembrar que as placas solares duram até 25 anos (300 meses).
Verdade. Estudos técnicos comprovam que os painéis solares podem durar até 25 anos. As placas fotovoltaicas e demais equipamentos são fabricados com materiais de alta qualidade, resistência e durabilidade. Bem instalados, os painéis suportam as variações do clima. Se for instalado por empresa especializada em energia solar, certamente, o sistema terá vida longa.
Verdade. Existe um sistema específico para o aquecimento da água, composto por placas solares e o reservatório térmico (boiler), para manter a água aquecida que será utilizada na cozinha e banheiro, em conjunto com as instalações hidráulicas de água fria. Muito mais econômico do que usar energia elétrica ou gás. O sistema pode ser utilizado para o aquecimento de piscinas, porém, é necessário outros equipamentos, como bombas, para a realizar a circulação da água.
Deseja saber mais como funciona a energia fotovoltaica? Quer saber quanto custa um projeto para a sua residência ou negócio? Entre em contato com a HMC Energia Solar através do botão abaixo.
© 2019 HMC Energia. Todos os direitos reservados