Quantos painéis solares fotovoltaicos eu preciso para minha casa?

paineis solares

Muitas pessoas, interessadas nos benefícios dos painéis solares fotovoltaicos, têm dúvidas com relação à quantidade necessária de painéis para o projeto de sua residência.

Em média, para uma residência com consumo de 300 kwh/mês, são necessários 07 painéis solares fotovoltaicos. Número, esse, que pode variar de acordo com a incidência de luz solar naquela região. 

Antes de tudo é preciso ser observadas, algumas, considerações importantes para realizar um bom planejamento.

A HMC Energia Solar relaciona, abaixo, quais são os pontos essenciais que você deve ter atenção na hora de idealizar o seu projeto. Confira!

Primeiro Passo: Considerações importantes

Localização: os painéis solares fotovoltaicos produzem energia elétrica por meio da incidência da luz solar. Quanto maior a incidência no local da instalação, menor será a quantidade de painéis necessários.

Consumo diário de energia: é preciso contabilizar o consumo de energia elétrica, da residência, para saber qual é o valor (em kwh) utilizado, diariamente, para manter o funcionamento da casa.

Potência do painel solar fotovoltaico: alguns painéis solares possuem maior potência solar que outros. Ou seja, cada tipo de painel apresenta uma potência, de acordo com a sua composição e sua tecnologia.

Segundo Passo: Coleta de informações para o cálculo

Você já percebeu que há fatores essenciais para o planejamento de um sistema de energia fotovoltaico. E agora, partimos para coletar algumas informações para o cálculo das placas solares.

1)   Consumo médio de energia elétrica por dia:  é necessário saber o consumo diário de energia elétrica em sua residência.

Pegue a sua fatura de energia elétrica,  e some  os últimos 12 meses.

Com esse total, divida o valor por 12 meses para saber qual é a média mensal de consumo. Por exemplo: total 5220 kwh/ano divididos por 12 meses equivale a 435 kwh/mês de consumo.

E por fim, divida os 435 Kwh por 30 dias, e teremos o consumo diário de 14,5 kwh.

2)   Potência de irradiação solar:  qual é a potência de irradiação solar na região onde serão instalados os painéis solares fotovoltaicos? Lembre-se,  quanto maior a incidência solar, menor a quantidade de painéis fotovoltaicos.

• Primeiro, vamos descobrir qual a latitude e a longitude de sua cidade. Essas duas informações são importantes para saber a irradiação solar no local.

Entre no site do Google Maps, insira o nome de sua cidade (aqui usaremos Macaé/RJ, como exemplo) e aperte o “enter”. Ao aparecer o mapa, clique com o botão direito do mouse em cima do nome da cidade. As duas informações numéricas apresentadas são latitude (primeira sequência) e longitude (segunda sequência), conforme aponta a seta vermelha na imagem abaixo. Guarde essas duas numerações.

 
paineis solares

• Agora, entre no site do banco de dados CRESESB (Centro de Referência para Energia Solar e Eólica), para consultar a incidência de raios solares em sua cidade.

Dentro do site (http://www.cresesb.cepel.br/), clique em Potencial Energético (barra lateral esquerda), na sequência em Potencial Solar, role a página e insira a latitude e longitude no quadro “Coordenada Geográfica”, conforme imagem abaixo. Após, clique em Buscar.

paineis solares

Você terá acesso a um quadro (imagem na sequência) com informações sobre a irradiação solar na sua cidade. O valor que aparece em “média” no item “maior média anual” é o resultado da incidência de raios solares na sua cidade (conforme seta vermelha). Guarde esse número.

paineis solares

Terceiro Passo: Cálculo de painéis fotovoltaicos para uma residência

Chegamos ao último processo para calcular a quantidade, necessária, de placas solares para a sua casa. Confira e faça o passo a passo, abaixo:

1)   Potência máxima do sistema: para saber qual será a potência máxima do sistema, basta dividir o seu consumo diário de energia elétrica pela média da radiação solar na sua cidade. Ou seja, (em nosso exemplo) 14,5 kwh divididos por 5,05 (índice em Macaé), resultando em 2,87 Kw/pico;

2)   Perda energética: em decorrência de fatores técnicos, sempre ocorre a perda energética no sistema de rede. Dessa forma, vamos estimar uma perda média de 25%.                                                                                              Dividimos os 2,87 Kw/pico por 0,75 (equivale a 100 – 25%), e o resultado será 3,82 Kw/pico;

3)   Quantidade em watts: multiplicamos por 1.000 para descobrir a quantidade em watts. Assim, 3,82 Kw/pico x 1.000 é 3.820 watts;

4)   Quantidade de painéis solares fotovoltaicos: suponha que você escolha por painéis de 400W.  Então, a quantidade de painéis fotovoltaicos necessários para a residência será: os 3.820w divididos por 400w = 9,55 placas solares.

Quer saber mais sobre os projetos de painéis fotovoltaicos sob medida da HMC Energia Solar? 

Faça seu orçamento agora para evitar dores de cabeça na hora de pagar a conta de luz!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp