Sistema fotovoltaico: o que é, como calcular e quanto custa

Quer saber mais sobre sistema fotovoltaico? Entenda o que é, como funciona, como calcular e quanto custa nesse conteúdo que separamos para você!

Sistema fotovoltaico: o que é, como calcular e quanto custa

O sistema fotovoltaico converte a luz solar em energia elétrica. Ele é formado por placas solares, instaladas sobre o telhado do imóvel; cabos, inversor solar (aparelho que converte a corrente contínua em corrente alternada de eletricidade, que alimentará as tomadas e lâmpadas); dispositivos que controlam a carga elétrica e o bloco de baterias para armazenar o excesso de energia produzida.

O sistema fotovoltaico pode ser on grid (conectado à rede de energia elétrica), off grid (autônomo, isolado da rede de energia elétrica) ou híbrido (armazena a energia elétrica excedente produzida pelo sistema fotovoltaico).

Como a energia solar chega à rede elétrica?

O sistema fotovoltaico é formado por placas solares conectadas a um equipamento denominado inversor solar. Esse aparelho faz a conversão da corrente contínua para corrente elétrica alternada. Esta energia elétrica alimentará lâmpadas e aparelhos eletroeletrônicos como a televisão, geladeira, máquina de lavar, computador, entre outros. Também é necessário trocar o medidor de energia elétrica por outro equipamento bidirecional com capacidade para registrar tanto o consumo de energia elétrica fornecida pela concessionária quando o sistema fotovoltaico não consegue suprir a demanda do imóvel (dias sem sol), bem como aferir a energia solar excedente enviada à rede elétrica da distribuidora. Este excesso de energia solar fica registrado como crédito de energia, o qual será utilizado para abater o valor da conta de luz.

Como funciona a energia solar à noite?

Sem a luz solar o sistema fotovoltaico não gera energia. Neste caso, é necessário utilizar a rede de energia elétrica convencional ou usar as baterias, conectadas ao sistema fotovoltaico, que armazenam a energia produzida a partir da luz solar. Dessa forma, o imóvel não ficará sem energia, durante à noite e nos dias chuvosos.

Como calcular o sistema fotovoltaico?

Para calcular o sistema fotovoltaico adequado ao imóvel é necessário levar em conta o consumo médio de energia elétrica em KWh, nos últimos 12 meses; qual a potência ideal do inversor solar (aparelho que converte a energia solar em energia elétrica); a irradiação solar ao longo do dia, as características da edificação e se a mesma está localizada em área coberta pela rede de energia elétrica pública. Com informações precisas, a empresa de energia solar consegue apresentar a proposta técnica, indicando a quantidade de painéis solares e os demais elementos que irão compor o sistema fotovoltaico. Por isso, é fundamental solicitar orçamento a uma empresa especializada na instalação de sistema fotovoltaico.

Quanto custa um sistema de energia solar?

O custo exato do sistema fotovoltaico só pode ser definido após a análise técnica da edificação, por isso, é importante solicitar o orçamento a um especialista em energia solar. O valor varia conforme o consumo médio de KWh, a potência do sistema e os equipamentos utilizados. É importante saber que alguns bancos e financeiras dispõem de linhas de financiamento de energia solar, com pagamento em até 72 parcelas.

Considere a instalação do sistema fotovoltaico como um investimento, a longo prazo, com redução de até 95% do valor da conta de luz. Além disso, o custo de manutenção é baixo e as placas solares podem durar 25 anos.

Vídeo: reduza os gastos com energia elétrica em até 95%

Para obter uma cotação gratuita de sistema fotovoltaico para o seu imóvel, entre em contato com um técnico da HMC Energia Solar.

Atendemos Região do Lagos,
Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais e São Paulo