Está com dúvidas sobre quais são as vantagens e desvantagens energia solar fotovoltaica? Listamos os principais pontos que você precisa saber!
O uso da energia solar para gerar eletricidade tem diversas vantagens, entre as quais a economia na conta de luz e a contribuição para a conservação ambiental.
Uma das principais vantagens da energia solar fotovoltaica é a economia na conta de luz. Embora não seja possível ficar livre da conta de energia elétrica, o sistema solar possibilita reduzir em até 95% a despesa mensal. O contribuinte só precisará pagar a tarifa mínima, impostos e a taxa de iluminação pública. Como as placas solares duram cerca de 25 anos, o retorno do investimento ocorre em menos de 10 anos.
A instalação de um sistema de energia solar não deve ser encarada como uma despesa extra, mas como um investimento a longo prazo. Vários bancos dispõem de linhas de financiamento específicas para projetos de energia solar residencial ou empresarial. Ao economizar na conta de luz, é possível usar o dinheiro para abater as parcelas mensais do financiamento.
A energia solar é fonte limpa e renovável, portanto, a conversão da radiação solar em eletricidade não polui o meio ambiente. Esta é uma das vantagens da energia solar para empresas que valorizam a responsabilidade ambiental nos negócios. É um investimento a longo prazo, com retorno garantido.
As placas solares são fabricadas com materiais de alta qualidade, durabilidade e resistência. Por isso, a vida útil pode chegar a 25 anos. Elas suportam as variações climáticas e até chuvas de granizo.
A manutenção pode ser feita uma vez por ano, preferencialmente, por um técnico de energia solar. A manutenção é simples, mas, por questão de segurança, recomenda-se que o serviço seja feito por um profissional especializado, principalmente quando as placas solares estão sobre o telhado.
Imóveis residenciais e comerciais que possuem sistema de energia solar fotovoltaica são mais valorizados. Muitos investidores e consumidores se preocupam com a conservação do meio ambiente. A energia solar agrega valor aos negócios imobiliários e empresariais. O setor público também está de olho na energia solar. A tecnologia vem sendo utilizada em prédios públicos como, por exemplo, escolas e creches.
Existem alguns fatores que podem ser considerados como desvantagens da energia solar fotovoltaica, como o alto custo de aquisição e instalação do sistema, a impossibilidade de gerar energia solar à noite e o sistema anti-ilhamento, que impede a produção de energia elétrica fotovoltaica quando ocorre um apagão ou desligamento programado pela concessionária de luz. Contudo, estes fatores não inviabilizam o projeto.
É alto, mas o custo/benefício da energia solar vale a pena. O retorno acontece em menos de 10 anos. As placas solares duram 25 anos e a economia na conta de luz pode chegar a 95%. Também é possível obter financiamento bancário para viabilizar a instalação de energia solar.
O sistema não produz energia elétrica à noite, porém, o imóvel não ficará sem eletricidade por estar conectado à rede pública. O banco de baterias potentes pode suprir uma parte da demanda, durante à noite, principalmente, quando o imóvel está situado em área não coberta pela rede pública de energia.
Por decisão federal, atualmente, o sistema de energia solar fotovoltaica não pode funcionar
isoladamente, quando o fornecimento de energia elétrica é interrompido na região. O desligamento do inversor solar é automático. Isto reduz a autonomia energética, mas é uma
medida de segurança para prevenir acidentes e danos materiais.
Em resumo, a energia solar fotovoltaica tem muitas vantagens, para o bolso e para o meio ambiente. E as desvantagens, na prática, podem ser contornadas com planejamento.
Deseja saber quanto custa a energia solar para a sua residência ou negócio? Entre em contato com a HMC Energia Solar para obter um orçamento.
© 2019 HMC Energia. Todos os direitos reservados